domingo, 9 de março de 2008

Ó chefe... (5)

Hoje, é dia de versar acerca da temática que a todos é familiar: Os chefes!

Todos nós na nossa vida a determinada altura, já fomos ou tivemos chefes e não tenho qualquer dúvida que concordarão comigo que é uma das espécie animais mais intrigantes e fascinantes do mundo animal!

O chefe é um animal que geralmente não dorme muitas horas por dia e quando o faz deixa sempre um olho aberto, pelo menos.

O chefe é um ser que se alimenta bem, geralmente nos sítios mais finos e quase sempre por conta da empresa.

O chefe, veste sempre a roupa mais austera mas sempre com aquele toque de boa disposição que inconfundívelmente associamos a quem pouco faz na vida.

O chefe procria.

E tem filhos.

Mas para ele a sua verdadeira família e filhos são os seus subordinados.

E o chefe é bom chefe de família.





São horas de ir para o trabalho.

Um dia como os outros, pensava o Vítor.

Um dia especial, viria ele a descobrir.

Vítor apresenta-se no trabalho à sua hora normal, como sempre.

-Bom dia!

-Olá Vítor, como está? Olhe, o chefe precisa de falar consigo, por favor diriga-se ao gabinete dele.

-O chefe? O que é que o chefe quer falar comigo?

-Não sei, ele não disse. Vá lá que ele diz-lhe.

O chefe nunca tinha sequer olhado para o Vítor. Geralmente este reportava directamente às supervisoras e pouco mais...

Toc! Toc!

-Sim?

-Herr... Sr. Antunes, posso?

-Sim, entre e feche a porta. E sente-se. E deite fora a pastilha. E ponha-se direito homem! Ainda vem a dormir ou quê?

-Herr.. desculpe Sr. Antunes... Sim, Sr. Antunes... Com certeza Sr. Antunes...

-Oiça lá... você sabe onde é que está?

-Herr... no seu escritório, Sr. Antunes...

-NÃO, SUA BESTA!! Estou-lhe a perguntar se sabe onde é que trabalha, se já percebeu o que é que anda cá a fazer!!

-Herr... Sr Antunes...

-CALE-SE! Oiça lá, tenho aqui um papel, sabe o que é isto??

Vítor conseguia perceber perfeitamente que aquela folha amarelada era uma reclamação....

-Uma folha?

-E mais?

-Uma folha amarela?

-Não pá, se sabe pra que serve esta folha, pá!

-Herr... eu acho que é uma folha de reclamação...

-CALE-SE!

-Sim Sr. Antunes...

-Isto aqui é uma reclamação de uma cliente, porque você devia estar com algum problema nas mãozinhas e esqueceu-se de ensacar as compras a esta cliente! Tá a perceber??

-Sr. Antunes...

-Não diga nada que eu não lhe perguntei nada! Aqui quem fala sou eu!

-Sim, Sr. Antunes.

-E agora o que é que eu lhe faço hã?

-Bem...

-Já lhe disse para tar calado enquanto eu não lhe perguntar nada!

(Mas, ó amigo tu ainda não fizeste outra coisa senão fazer perguntas...)

-Sim Sr. Antunes...

-Vou pô-lo de castigo porque você anda aqui a brincar com isto! Acha bem?

-Eu...

-Escute homem! Você não se cala nem por nada! Já estamos aqui há dez minutos e ainda não me explicou porque é que nesta reclamação tem o seu nome!!

-Mas é que o senhor...

-E não esteja a falar por cima de mim! Quando um burro fala, os outros baixam as orelhas!! Sua besta! Não lhe ensinaram isso?

-É que...

Bem, acabou esta conversa. Já lhe disse tá de castigo. Vai ficar dutrante um mês, um mês hã, na lixeira a processar o lixo.

-Desculpe??

-Acha mal? E mesmo assim já estou a ser seu amigo!! Que eu devia era despedi-lo!!

Despedir-me?? Lixo?? Desculpa??

-Vou-me embora!

-Diga?

-Não admito que me ponha de castigo por uma coisa que eu não fiz e sobre a qual nem me deixou explicar, por isso vou-me embora!

-Isso é que era bom, aqui ninguém se vai embora sem eu dizer!

-Ai não? Então tenha uma boa tarde!

Vítor tira do bolso um papel...

-Sabe o que é isto? É um papel branco. E sabe para que serve e porque é que tem o meu nome? É uma carta de demissão.

-Mas como é que...

-Ia apresentá-la hoje ao fim do dia mesmo, mas já que me fez este favor de me libertar antes, volto a dizer: tenha uma boa tarde!

-Ah então mas para onde é que vai?

-Não lhe interessa, de qualquer das formas não vou aturar bestas como o Sr.! Adeus e felicidades!

Vítor sai, uma sensação de alívio e felicidade invade-o.

Livre outra vez. Livre do Super!

Nenhum comentário: