domingo, 9 de março de 2008

Porquê Caraças? (0)

Não, não se trata de uma pergunta de alguém que está revoltado e/ou zangado com alguém.

É a primeira questão que gostaria de aflorar desde já.

Porquê este nome, Blog do caraças?

Muito simples.

Tenho andado bastante desconfortado com o panorama nacional, no que diz respeito ao vernáculo.

Hoje em dia os assistentes adjectivantes mais utilizados são de longe o "cumó catano!" ou o "cumó camandro!".

E já ninguém se lembra do velhinho "cumó caraças!"...

Poderá o leitor mais desatento afirmar:

-Ah, é apenas o natural curso da linguística popular, que substitui o vernáculo corrente com outro mais inovador e moderno.

Pois bem, dado que se trata do leitor mais desatento, este senhor devia era estar caladinho, porque costuma-se dizer que quem não sabe, não fala e quem não está atento não pode saber do que fala...

Por isso pedimos o favor ao senhor leitor mais desatento, de abandonar a Blogoesferovite, de forma a que possamos continuar.

Posto isto, voltando ao tema central, o vocábulo "caraças" tem vindo a cair em desuso com inusitada frequência e incremental magnitude.

E eu acho isto terrível!

Por 3 razões.

1ª razão: "a razão humana" - Como sabemos a vida humana é o bem mais precioso que existe e deve estar acima de qualquer outra prioridade.

E logo aqui deparamos-nos com uma situação terrível!

Imaginem que um velhote de 60 anos vai a atravessar a estrada e de repente eis que se aproxima um camião cujo condutor adormeceu momentaneamente e sentimos que este estará de alguma forma a perigar a vida, já de si de futuro curto, do senhor velhote.

Se lhe dissermos "Cum catano ó velho bêbado, sai da estrada que vais ficar esborrachado!"

É uma vida que se perde e sem necessidade! Há 40 anos usava-se o Caraças e não essas modernices importadas que não têm qualidade nenhuma, logo o senhor velhote não vai perceber o que se está a passar.

Ao não usarmos o português correcto estamos a pôr em perigo a vida das outras pessoas!


2ª razão: "a razão teológica" - Deus quando criou o mundo, fê-lo em 9 dias. Sim, isso mesmo, 9 dias. o projecto estava idealizado para 6, dado que assim até daria para descansar no 7º, mas Deus, para quem não sabe, tinha ascendência lusa, dado que tinha avós portugueses emigrados no Canadá.

E isto explica o porquê da derrapagem na execução do projecto: O projecto era para começar numa 2ª mas havia feriado nessa terça, o feriado de carnaval, e então o governo decretou ponte.

Só começou o projecto na quarta, mas mesmo neste dia a maior parte das pessoas ainda andava na folia e como deus não é de ferro...

Atrasou um pouco o projecto, mas foi daqui que surgiu o termo "Caraças".

Deus afirmou no fim da obra que tinha tudo corrido bem, não fossem as caraças (de carnaval).

Mas por erro na tipografia encarregue da impressão da primeira edição da bíblia, traduziram para "Isto correu mesmo bem, caraças!"

Exacto, nada de catanos nem camandros...


3ª razão: "a razão porquesinesa" - e é esta a mais importante de todas, sem qualquer comparação!

Pareceu-me que já era tempo de alguém vir defender o caraças e pararmos todos de assobiar para o ar como se nada se passasse neste país.

Eu advogo o Caraças e digo porquê com muito orgulho: Porque sim!!

Até breve,

Sujeito do Caraças.

Nenhum comentário: